Pudim de Abóbora
Este é um regresso às sobremesas mais clássicas… A inspiração encontrou-se numa receita do jovem Chefe Silva publicada na revista Teleculinária nº 132 de 26 de Julho de 1979.
Na gastronomia portuguesa a abóbora é utilizada numa grande diversidade de receitas onde não faltam muitos doces tradicionais como é este pudim, típico da Beira Baixa.
Não fiquem com água na boca…
Ingredientes:
500 grs. de miolo de abóbora amarela limpa (sem casca e sem pevides)
50 grs. de coco ralado
4 ovos de tamanho médio
400 grs de açúcar (foram utilizados apenas 250 grs. de açúcar)
1 colher de sopa de amido de milho (farinha Maisena)
50 grs. de margarina
Raspas de laranja
Gotas de essência de baunilha líquida
1 pau de canela
100 grs. de açúcar para o caramelo líquido
Tempo de Preparação: 50 minutos
Como Fazer:
1. Comece por preparar o caramelo líquido fervendo o acúcar com um pouco de água até atingir o ponto de caramelo com um tom dourado claro. Untar uma forma com o caramelo que preparou.
2. Cortar a abóbora em pedaços pequenos. Cozer a abóbora em água com um pau de canela.
3. Escorrer muito bem a abóbora e reduzi-la a puré. Adicionar o amido de milho, misturada com o açúcar e o coco ralado.
4. Juntar os ovos um a um mexendo muito bem entre cada adição. Por fim adicione a baunilha, as raspas de laranja e a margarina derretida.
5. Deite o preparado na forma previamente untada com o caramelo e leve a cozer em banho-maria durante cerca de 45 minutos. Verifique o ponto de cozedura com um palito.
6. Depois de cozido, retire, deixe arrefecer completamente na forma e desenforme apenas para servir, de preferência bem fresquinho.
Sugestão: Reduzir a quantidade de açúcar não retira sabor ao pudim. Este pudim pode cozer numa panela de pressão, em forma tapada o que demorará cerca de 30 a 35 minutos. Tenha atenção ao nível da água que não poderá ficar a menos de meia altura da forma.

